Onde comer em Varsóvia

Onde comer em Varsóvia

O melhor da gastronomia de Varsóvia é a incrível relação qualidade-preço. A comida típica da Polônia é consistente, deliciosa e barata. Descubra as melhores regiões onde comer em Varsóvia e os pratos típicos do país.

A cozinha de Varsóvia tem raízes eslavas. Os pratos típicos de Varsóvia são caracterizados pelo uso de produtos locais, como repolho, batata e outros vegetais; e carnes variadas, como vitela, frango ou porco. A culinária polaca é bastante semelhante a de outros países vizinhos, como a culinária tcheca.

É raro encontrar peixes nos restaurantes de Varsóvia. A culinária polaca é composta, em sua maioria por pratos contundentes, onde predominam a carne assada e sopas quentes e densas para combater o clima de Varsóvia.

Pratos típicos da Polônia

  • Pierogi: pasteizinhos cozidos recheados de purê de batatas, queijo fresco e cebola. O recheio dos pierogis pode variar e ser de carne, cogumelos ou repolho. Eles geralmente são servidos como entrada ou primeiro prato e é a comida mais famosa da Polônia.
  • Pyzy: pequenas bolas de batata recheadas de carne. É o prato da Polônia por excelência, embora pareçam pequenos, os famosos pyzys vão te deixar satisfeito. 
  • Grochówka: é um dos pratos mais comuns da culinária polonesa, especialmente no inverno. É um purê de ervilha acompanhado de batatas, cenouras e pedaços de carne assada.
  • Bigos: é um ensopado de repolho, cogumelos e carne. Geralmente é servido com pão de centeio e batatas e era um prato muito comum entre os caçadores devido ao seu valor nutricional.
  • Żurek: essa sopa feita com farinha de centeio, ovos, cogumelos e salsichas é servida dentro de um pão redondo. Apesar do seu sabor um pouco ácido, é um dos melhores pratos da culinária polonesa.
  • Barszcz: é uma sopa de beterraba que geralmente acompanha carnes, croquetes e outros pratos mais consistentes.
  • Schabowy: a simplicidade deste prato tende a enganar os turistas que viajam para Varsóvia. Este é um bife de porco à milanesa servido com batatas fritas, um prato muito popular na cozinha de Varsóvia. Simples, mas delicioso!
  • Tartar: outra das delícias da culinária polaca é o tártaro, carne crua servida com gema de ovo, cebola e picles.
  • Torta de maçã: é a sobremesa da Polônia por excelência. Você a encontrará em praticamente todos os restaurantes de Varsóvia.
  • Pierniczki: esses bolos de gengibre cheios de marmelada e cobertos com uma camada de chocolate são um verdadeiro deleite.
  • Vodka: se existe um produto típico da Polônia é a vodka. O amor dos varsovianos pela bebida nacional é tão grande que dedicaram um museu à bebida na capital: o Museu da Vodka de Varsóvia
  • Nalewka: é um licor que mistura frutas, ervas e especiarias. Embora tenha um leve sabor de remédio, é uma das bebidas favoritas dos poloneses devido à sua alta graduação.
  • Cydr: cidra polonesa é outra bebida típica de Varsóvia. Você sabia que a Polônia é o maior produtor de maçãs da Europa? É um ingrediente indispensável na culinária da Polônia!

Comer em um bar leite de Varsóvia

Os bares leite são os restaurantes tradicionais de Varsóvia: ningúem fala inglês, não são servidas bebidas alcoólicas e os pratos são bem simples, mas deliciosos!  Você poderá comer um menu do dia por menos de 5 (US$5,90).

A origem dos bares leite de Varsóvia são as pequenas instalações subsidiadas pelo estado, que ofereciam produtos lácteos aos operários para suportar as duras jornadas de trabalho.

Hoje, esses restaurantes mal mudaram, então a experiência de comer em um bar leite é única e não é algo que muitos turistas fazem. Tanto a decoração do local quanto os pratos são austeros, o que lembra muito a época comunista.

Os bares leite mais famosos de Varsóvia são: Pod Barbakanem, Familijny, Bambino, Zlot Kurka e Zqbkowski.

Melhores zonas para comer 

Varsóvia é uma capital com uma grande oferta gastronômica, então será fácil encontrar restaurantes em praticamente qualquer lugar da cidade. A melhor zona para comer os pratos típicos da Polônia é a Cidade Velha. A maioria dos restaurantes dessa zona ficam na Praça do Mercado e nas proximidades da Barbacã.

Outra das melhores zonas onde comer em Varsóvia é o passeio que vai desde a Praça do Castelo Real até a Igreja de Santa Cruz. É uma larga avenida ladeada por edifícios da realeza onde você poderá encontrar restaurantes de todos os tipos.