Museu do Levante de Varsóvia

Museu do Levante de Varsóvia

No dia 1º de agosto de 1944, Varsóvia deu uma lição de resistência à Europa. O Museu do Levante mostra o ocorrido durante os 63 dias de insurreição, as vidas dos protagonistas e as terríveis consequências

Poucos eventos históricos possuem um museu dedicado a contar o que ocorreu em tão pouco tempo: 63 dias. O Levante de Varsóvia marcou um antes e um depois no rumo da história da capital e serviu de exemplo para toda a Europa. 

O Levante de Varsóvia

O levante de Varsóvia é considerado uma lição de valentia e nobreza dos cidadãos varsovianos, que foram os únicos que se rebelaram contra os nazistas na Europa. No dia 1º de agosto de 1944 às 17:00 horas começaram os distúrbios que se continuaram mais de dois meses.

Durante os primeiros dias, os alemães sofreram muitas baixas e os insurgentes passaram a controlar vários pontos estratégicos do centro de Varsóvia. No entanto, os nazistas estavam mais bem preparados e tinham armas mais poderosas, então a balança pendeu para o lado deles.

Os varsovianos lutaram heroicamente por 63 dias, nos quais deram um exemplo de resistência a todo a Europa, mas que teve consequências terríveis. No dia 2 de outubro de 1944, Hitler deu a ordem de destruir Varsóvia e a cidade foi completamente arrasada. 

A exposição

O museu do Levante de Varsóvia reúne 800 objetos relacionados com o levante e mais de 1.000 fotografias que capturam com extrema crueza o que aconteceu naqueles dias. A coleção consiste em armas, uniformes, cartas de amor, gravações de áudio, bandeiras rasgadas e muito mais.

É uma coleção focada nas pessoas, os verdadeiros protagonistas do Levante. O museu mostra com exatidão como a insurreição foi vivida e como a vida dos varsovianos foi truncada para sempre. 

Existem 63 páginas de calendário repartidas pelo museu, que resumem os acontecimentos vividos cada um dos dias do levante. Ademais, a última parte do museu está dedicada ao que substituiu o horror da ocupação nazista: o regime comunista.

Imprescindível

Um dos museu mais imprescindíveis de Varsóvia é o museu do Levante. Trata-se de uma exposição interativa pensada para todos os públicos, principalmente para quem não está familiarizado com a história de Varsóvia

O museu não se concentra apenas no Levante, mas no contexto internacional, histórias pessoais e a ocupação comunista que vieram que veio depois da insurreição. Super completo!

Horário

Todos os dias das 10:00 às 18:00 horas.
Quinta-feira: das 10:00 às 20:00 horas.
Terça-feira: fechado.

Preço

Ingresso geral: 25 (US$6,80).
Ingresso reduzido: 20 (US$5,40).
Entrada gratuita aos domingos.

Transporte

Ônibus: linhas 100 e 102.
Metrô: estação Rondo Daszyńskiego.