Museu da Cidade de Varsóvia

Museu da Cidade de Varsóvia

Medalhões, relevos de pedra, relógios, fotografias dos bombardeios, pijamas listrados... Descubra a história de Varsóvia através da exposição do museu da cidade, na Praça do Mercado.

Na Praça do Mercado há um edifício que chama mais a atenção que os outros: o Museu da cidade de Varsóvia. Localizado no coração histórico da capital polaca, esse museu abriga uma exposição completa que traça a história de Varsóvia desde suas origens como uma pequena cidade até sua destruição total durante a Segunda Guerra Mundial. 

A coleção

O Museu de Varsóvia tem cerca de 300.000 objetos relacionados com a cidade e que estão expostos em aproximadamente vinte salas temáticas. Além disso, os andares inferiores são dedicados a fatos e curiosidades sobre a capital: número de judeus antes e depois da guerra, profissões mais demandadas ao longo da história, variações na estátua da Sereia de Varsóvia, etc. 

No primeiro andar você poderá ver objetos encontrados em escavações arqueológicas, como peças decorativas, cerâmicas e relevos de pedra. No Museu há também uma valiosa coleção de objetos em prata e bronze relacionados com a cidade de Varsóvia. 

É provável que a peça mais valiosa do museu seja a escultura original da Sereia de Varsóvia, que foi substituída por uma réplica depois dos bombardeios na Praça do Mercado. O Museu de Varsóvia também dedica uma sala a todas as representações artísticas da sereia ao longo da história de Varsóvia.

Entre os medalhões, vestidos, relógios, roupas de época e outras relíquias do museu, se destacam as fotografias históricas de Varsóvia. A maioria retrata o horror da guerra e o sofrimento dos varsovianos. 

Super recomendável

Visitar o Museu de Varsóvia é uma forma excelente de mergulhar na emocionante história da capital, sobretudo para saber como Varsóvia ficou depois da Segunda Guerra Mundial e as atrocidades cometidas durante a ocupação nazista. Se você quiser aprofundar o assunto, recomendamos que você visite o Museu do Levante de Varsóvia. Para compreender a história da cidade durante o regime comunista, recomendamos o nosso Free tour pela Varsóvia comunista.

Horário

De terça-feira a domingo: das 10:00 às 17:00 horas.
Segunda-feira: fechado.

Preço

Ingresso geral: 20 (US$5,30).
Ingresso reduzido: 15 (US$4).
Quinta-feira: entrada gratuita.