Museu da Vodka polaca em Varsóvia

Museu da Vodka polaca em Varsóvia

Quem inventou a vodka? Como a bebida é fabricada? Como os polacos brindam? A vodka é tão importante na Polônia que existe um museu só sobre a bebida em Varsóvia. Conheça a bebida nacional polaca!

O museu da vodka polaca é o melhor lugar para conhecer o processo de fabricação da bebida nacional da Polônia, que foi inventada há aproximadamente 600 anos. Suas origens ainda causam polêmica entre russos e polacos, pois ainda há dúvidas sobre quem a inventou primeiro. De todas as maneiras, tanto em Varsóvia como em Moscou, São Petersburgo e outras cidades russas, beber vodka faz parte da cultura local. 

Tanto que um dos museus mais visitados de Varsóvia é dedicado à bebida nacional. O museu da vodka polaca, que fica no distrito de Praga, oferece um tour pela história dessa bebida onde você também poderá degustar vários tipos de vodka. 

O museu da vodka polaca

O museu da vodka polaca está localizado no mesmo lugar onde estava a histórica fábrica de vodka "Koneser", construída em 1987. Na entrada do museu há uma sala de cinema onde é projetado um pequeno documentário com entrevistas aos antigos trabalhadores da fábrica. 

Visitar o museu da vodka significa viajar 600 anos no tempo para conhecer os primitivos processos de fabricação dessa bebida tão popular. As primeiras salas são dedicadas aos ingredientes utilizados na fabricação da vodka: vários tipos de cereais, frutas e água. 

O museu expõe de maneira interativa vários costumes relacionados com o consumo de vodka na Polônia: o brinde (Na zdrowie!), curiosidades e muito mais. Graças aos óculos 3D, os visitantes poderão experimentar como a bebida afeta a visão e o equilíbrio. 

Na última sala do museu você poderá ver garrafas antigas de várias épocas e marcas diferentes. As marcas de vodka polaca mais famosas são Wyborowa e Luksusowa.

Visita do museu da vodka

Atualmente, a única maneira de visitar o museu da vodka polaca é reservando uma visita guiada através do site. O tour inclui um guia em inglês e uma degustação final de três tipos de vodka. Para visitar o Museu da vodka é obrigatório ter mais de 18 anos

Em Varsóvia existe outro museu da vodka

Horário

De terça-feira a domingo: das 11:00 às 20:30 horas.
Segunda-feira: fechado.

Preço

Visita guiada: 40 (US$10,90).

Transporte

Ônibus: linhas 138, 170 e 338.